Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

CUIDADO COM GOLPE = LINK DE SAQUE DO PIS NO WHATSAPP: PROMESSA DE DINHEIRO E COMENTÁRIOS FALSOS JÁ CONTAMINARAM MILHARES DE SMARTPHONES!!!!!


Um novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo um saque do PIS/Pasep no valor de 1.223,20 reais para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 2005 e 2018. Em um outro golpe semelhante promete saque de trabalhadores anteriores, liberados pelo governo federal.
Detectada pelo laboratório Dfndr Lab, da empresa de segurança digital PSafe, a mensagem com link falso se propaga rapidamente.
A companhia estima que ele tenha atingido mais de 116 mil pessoas em 24 horas.
O link malicioso traz um questionário para a vítima e pede que ela compartilhe a mensagem do golpe com mais 30 pessoas para liberar o saque do valor em dinheiro.
Pessoas que caíram em outros golpes no passado também podem receber notificações em smartphones com sistema Android sobre o suposto saque do PIS. De acordo com a PSafe, essa é uma das medidas que ajudou o golpe a se propagar rapidamente.
O golpe tem até mesmo um campo com comentários falsos de pessoas que teriam conseguido receber o valor do PIS/Pasep após o compartilhamento da mensagem com os amigos, uma tática para deixar tudo mais convincente.
Esse tipo de mensagem falsa costuma conter algum sinal claro: um erro de português.
Como mostra a mensagem inicial compartilhada no WhatsApp, o hacker autor do texto usa uma crase indevida ao se referir ao período entre 2005 e 2018. Vale a pena ficar atento a detalhes como esse, bem como ao endereço web reproduzido na mensagem, que não tem nenhuma relação com o site oficial da Caixa.
Internautas desatentos podem cair em golpes como esse e ter dados roubados por hackers e outros meliantes que podem acabar usando seus dados em transações comerciais e bancárias.
Algumas dicas simples contra pedido de dados:
* Se é do banco, porque estão pedindo "DE NOVO" seus dados?
* Se você nunca deu telefone ao banco, como ele lhe enviou uma mensagem particular?
* Porque um cadastro simples pediria um número e códigos de cartões de créditos seus, por exemplo um cadastro para uma vaga de emprego?
* O link não aponta para um endereço oficial, por exemplo, o site da caixa é caixa.gov.br ou caixa.com.br e você de repente recebe um link caixapis.com ou pisnamao.net!
* O que você está recebendo não está divulgado em site da empresa, mídia e/ou governo.

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo, vejo que mesmo depois de tudo as pessoas as pessoas caem em golpes como este, as pessoas deveriam saber que esse tipo de golpe não passa de uma mera engenharia social!

    ResponderExcluir