Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

CIGANO X VELASQUEZ - LUTADOR BRASILEIRO CONTRA "torcedores brasileiros".


Podem dizer o que quiserem, mas quem assistiu à luta entre Junior "Cigano" dos Santos e Cain Velasquez no último dia 19, (sábado retrasado), e tiver um mínimo de inteligência e senso esportivo vai concordar que foi uma excelente luta.
Luta que demandou de muito esforço tanto do vencedor para se manter campeão, quanto; principalmente; do nosso Cigano para resistir corajosa e insistentemente até o 4º Round da luta. 
Se; talvez; nosso compatriota não tivesse caído de testa no chão e tonteado, ele conseguiria manter-se até o fim da luta e; quem sabe; em um golpe oportuno ter mudado o resultado do embate.
Seja qual fosse o resultado, independente do que já ocorreu, o que tem me incomodado muito nestes últimos dias são os comentários ignorantes, inúteis e desnecessários de pessoas que; ao meu ver; são desconhecedoras deste esporte e das exigências e limitações sofridas pelos seus praticantes.
Comentários dizendo que Cigano mereceu perder por ter agido de forma provocativa e arrogante antes do início da luta e que Velasquez sim é que é um verdadeiro lutador,  pois mostrou ao seu oponente quem é que mandava dentro do octógono.
Sabemos que os praticantes de MMA são preparados por suas equipes, tanto física quanto técnica e psicologicamente e por isso todas as formas de tentar abalar  os adversários são válidas e não simplesmente atitudes tomadas displicentemente.
Velasquez é sim um lutador; hoje; mais completo que Cigano, mas isso não quer dizer que "brasileiros" tenham que, além de torcer; o que é de direito de cada um; criticar, menosprezar e até mal dizer um atleta nacional. 

   
Já no final do 3º Round, Cigano começou a realizar um trabalho de utilização dos cotovelos em combinação com a sequência de jabs e diretos de direita. O grande diferencial de Velasques foi a estratégia da luta mais justa, tentando sempre levá-la para o chão. Já na trocação; pelo que demonstrou nosso guerreiro; Cigano tinha um preparo tão bom quanto seu oponente. 
O estrago foi grande para ambos os lutadores, dando ao nosso compatriota uma aparência digna de fim de batalha e ao mexicano; além dos machucados aparentes; uma suposta lesão na mandíbula, que pode deixá-lo fora do octógono até abril de 2014.



A questão toda em torno do resultado desta luta é justamente o comportamento de, alguns poucos, "torcedores brasileiros" que insistem em criticar e mal dizer àqueles que deveriam ser seus ídolos esportivos. Quer sejam lutadores, corredores, jogadores, etc..., muitos se sentem no direito de falar o que bem querem, da forma que em sua ignorância, acreditam ser justa.
 Acredito que se estas pessoas se manifestassem de forma tão entusiasta em relação a assuntos sociais, políticos e até mesmo de âmbito familiar; nós teríamos uma sociedade, um país um pouco melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário