Translate

domingo, 8 de março de 2015

"DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES"


No dia 08 de março comemora-se o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
Essa comemoração tem como origem, as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.
No Ocidente, o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Mas o que se comemora hoje exatamente no DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES?
Direitos iguais, liberdade ampla de expressão, de participação social, profissional e política?
Ótimo! Concordo com o merecimento dessa comemoração.
Só não concordo com a atitude de muitas mulheres, que após toda a luta que suas companheiras tiveram para igualarem-se aos homens em todos esses aspectos, ainda sentem-se no direito; quase que ditatorial; de receberem tratamento diferente por serem "mulheres".
Mulheres ocupam mesmos cargos, recebem mesmos salários, disputam espaço de igual pra igual com os homens na sociedade..., criticam, ofendem, maltratam subordinados homens, mas quando submetidas a mesmos tratamentos oriundos de homens acusam veementemente os mesmos de grosseria, falta de cavalheirismo, entre outros.
Então para estas as igualdades se limitam somente à parte "interessante" da história?
"Certa vez, em uma reunião de equipe de gestão fui cobrado pela minha coordenadora, para que cedesse meu lugar à uma outra supervisora; que havia chegado atrasada na reunião; pois não haviam mais cadeiras disponíveis.
Minha resposta foi dada de bate-pronto: Infelizmente não cederei, pois como estamos em ambiente profissional, a regra de observação de conduta deve ser aplicada para todas e quaisquer pessoas envolvidas em qualquer dos processos corporativos. Chegou po último, não tem mais lugar, que providencie acomodação ela mesma ou fique de pé."
Não quero ser interpretado como machista ou anti-feminista, mas também já é hora de se discutir sobre reais igualdades entre homens e mulheres, em amplitudes maiores do que as discutidas até aqui.
No mais, desejo um FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES a todas a mulheres que lutaram e ainda lutam por seu espaço, respeitando o espaço alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário